Exposição "Cada um vê o que conhece"

A Biblioteca Central da Ufes, abre seu calendário 2019 de exposições com a mostra “Cada um vê o que conhece” da artista Mozileide Neri.

O projeto “Cada um vê o que conhece” é composto por duas linguagens bem específicas: literatura e artes plásticas. A artista Mozileide Neri produz pinturas a partir de leituras de textos literários (poesia, romance, conto e crônica) e convida o observador a ler suas cores, seus personagens, seus cenários e a sua narrativa.

Os textos imagéticos, sem molduras, estão abertos às variadas interpretações e leituras. Afinal, ler não é apenas decodificar ou decifrar um código, é interpretar, narrar, vivenciar, estabelecer um vínculo afetivo (ou não). Aqui cada um vê o que conhece ou lembra dos textos literários ou, simplesmente, estabelecem leituras a partir das imagens construídas.

A escolha dos textos para as obras foram “As ruínas circulares” de Jorge Luis Borges, “O grou” de Adriana Lisboa (está pintura é tátil - permite a experiência tátil de visitantes com e sem deficiência visual), “Nos olhos do intruso” de Rubens Figueiredo, “Felicidade” de Katherine Mansfield, “O visitante” de Lygia Fagundes Telles, “O conto da ilha desconhecida” de José Saramago, “Senhora” de José de Alencar, “Morangos mofados” de Caio Fernando Abreu, “A senhora que era nossa” de Marcelino Freire, “O vestido novo” de Virginia Woolf e “Hora de alimentar serpentes” de Maria Colasanti.

A abertura da mostra será no dia 11 de março de 2019, às 19h, no hall do primeiro andar da Biblioteca Central. A exposição ficará em exibição até dia 11 de abril de 2019. A entrada é gratuita.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910