Laboratório de Acessibilidade Informacional e Inclusão
O Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LAII) é um espaço dedicado à implementação de ações de política inclusiva para pessoas com deficiência. No âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo, o LAII surgiu em resposta à necessidade de disponibilizar à comunidade acadêmica informações em formato acessível para pessoas com deficiência.
Por meio de recursos de tecnologia assistiva, o LAII viabiliza a produção de materiais acessíveis essenciais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos estudantes, proporcionando-lhes autonomia no manuseio e operação dos equipamentos. O espaço oferece suporte ao ensino e pesquisa, empregando tecnologias assistivas e contando com o auxílio de monitores da Biblioteca e da Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade.
Seu espaço físico localizado no 2º andar da Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, é composto duas salas, sendo uma sala com 12 m² para atendimentos individualizados, aplicação de provas e reuniões de equipe. Esta sala dispõe mesas e cadeiras, computador, câmera de vídeo, headset e TV de 58”. A outra sala com 27 m² é composta de mesas que possuem regulagem de altura, cadeiras ergonômicas, computadores e equipamentos de tecnologia assistiva. O espaço é destinado a tratamento e produção de informação em formato acessível. Os computadores estão adaptados para utilização por pessoas com deficiência, configurados com contraste e ampliação de caracteres para permitir o uso por pessoas de baixa visão.
Neste espaço está a equipe técnica responsável pela coordenação e execução das atividades do LAII e dentre as atividades do LAII, são prestados os seguintes serviços:
- Produção e adaptação de materiais bibliográficos em formato acessível;
- Utilização dos equipamentos de tecnologia assistiva e computadores;
- Auxílio de bibliotecários nas atividades de pesquisa;
- Apoio de monitoria para estudos e pesquisas.
O LAII dispõe de diversos recursos de tecnologia assistiva, entre eles:
- Máquina fusora - reproduz em alto-relevo de gráficos, formas ou desenhos impressos, permitindo a criação de formas táteis a partir de impressões a laser, fotocópias ou escrita com materiais que possuam carbono em sua composição (exemplo lápis).
- Scanner de voz modelo Sara PC - converte documentos impressos em áudio, utilizando reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para proporcionar acesso às pessoas com deficiência visual por meio de softwares leitores de tela.
- Scanner de voz autônomo - lê textos impressos ao toque de um botão, possibilitando ampliação em cores de alto contraste na tela acoplada ou leitura em voz alta, ideal para pessoas com baixa visão e cegas.
- Lupa eletrônica de 7” - ampliador portátil com câmera de rotação PivotCam™ que facilita a leitura ao exibir textos e materiais ampliados até 24 vezes.
- Teclado ampliado - teclado preto com teclas amarelas de elevado contraste visual, ampliando as letras em 5x em relação ao teclado convencional, auxiliando pessoas com baixa visão.
- Big Trackball - mouse estacionário com esfera gigante, robusto e fácil de usar, com botões grandes e recurso de arrastar e travar, indicado para pessoas com baixa mobilidade dos membros superiores.
- Acionadores - Acionador Jelly Bean com superfície de ativação de 2,5 polegadas, pode ser acoplado ao mouse Big Trackball, recomendado para usuários capazes de acessar uma área menor para ativação do acionador.
- Leitor de livros digitais modelo Victor Stream - oferece acesso a livros digitais em formatos variados, permitindo que usuários cegos salvem e ouçam informações por meio de fones de ouvido ou som ambiente.
- Linha Braille - equipamento eletrônico que transforma conteúdo em informação tátil, exibida dinamicamente em Braille, conectado a computador, celular ou tablet, proporcionando uma representação tátil de texto para pessoas cegas.
Além dos equipamentos, o LAII conta com 12 computadores com telas de 24”, que estão configurados para permitir o uso por pessoas com deficiência, com opções de contraste e visualização de telas que podem ser adaptados à necessidade dos usuários.
Os computadores dispõe de softwares que auxiliam na usabilidade dos recursos, tais como:
NVDA for Windows
LUPA for Windows
Open Book
O LAII tem por finalidade reunir recursos e equipamentos que auxiliem nas atividades acadêmicas das pessoas com deficiências matriculadas nos cursos de ensino superior na Ufes, mas também consolidar da política de ações afirmativas da Universidade promovendo a inclusão.
Formulário de solicitação de produção material
- Solicitação de agenda de utilização do Laboratório de Acessibilidade Informacional e Inclusão.
Formulário de solicitação de agenda para utilização do laboratório
IMPORTANTE!
E-mail: acessibilidade.biblioteca [at] ufes.br
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira
07h às 17h30.
Sempre verifique na agenda se há disponibilidade do espaço antes de fazer a solicitação de agendamento.
Imagens do espaço:
Figura 1 - Leitor autônomo de textos - Equipamento que reproduz em som as informações que estão nos livros, o texto pode ser ampliado conforme a exibição da imagem na tela do equipamento.
Figura 2 - Lupa eletrônica de 7", equipamento para ampliar os objetos para facilitar a percepção por pessoas com baixa visão. Na tela da lupa está aplicação do acionador (equipamente equivalente ao mouse do computador). A frente mouse adaptado modelo Bib Track, utilizado para pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores.
Figura 3 - Imagem panorâmica do Laboratório de Acessibilidade Informacional e Inclusão. Imagem demonstra mesas e cadeiras, com diversos computadores, com teclados ampliados e outros equipamentos de tecnologia assistiva.
Figura 4 - Imagem panorâmica do Laboratório de Acessibilidade Informacional e Inclusão. Imagem demonstra o espaço do laboratório, com diversos computadores, com teclados ampliados e outros equipamentos de tecnologia assistiva.
Figura 5 - Pessoa cega utilizando o leitor autônomo de texto, sendo conduzido por outra a pessoa a tocar o equipamento e conhecer suas funcionalidades.
Figura 6 - Estudante com baixa visão utilizando o computador com duas telas e com software ampliador, fazendo a exibição da imagem em formato ampliado no monitor do computador.