Exposição Cientistas brasileiras - 90 anos de Niède Guidon,
No mês da Mulher, a Biblioteca Central recebe a Exposição “Cientistas Brasileiras: 90 anos de Niède Guidon”. Nascida em 12 de março de 1933, Niède Guidon é uma arqueóloga franco-brasileira especializada em pré-história. Seus estudos no interior do Piauí a partir da década de 1970 contribuíram para a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, território com o maior número de sítios arqueológicos das Américas.
Niède Guidon é conhecida por seu trabalho em arqueologia pré-história de civilizações sul-americanas e seus esforços para garantir a conservação de grande área de Patrimônio da Humanidade no nordeste brasileiro.
Superou os preconceitos de uma sociedade machista e dominada pelo coronelismo no interior nordestino nos anos 70, sofreu muitas ameaças e perseguições políticas, mas seguiu firme e revolucionou o conhecimento sobre a presença humana na América e projetou o Brasil internacionalmente.
A exposição Cientistas Brasileiras, traz além da história de Niéde Guidon, as trajetórias de outras mulheres e cientistas brasileiras que são protagonistas e que contribuíram para o avanço e desenvolvimento tecnológico, social, político e econômico do Brasil. A mostra trás mulheres como: Ethel Maciel, Bertha Lutz, Graziela Barroso, Jaquele Goes, Jaqueline Gomes de Jesus, Darlene Taukane, Naine Terena, Neiva Guedes, Elisa Frota, Enedina Marques, Nise da Silveira, Rita de Cássia dos Anjos, Viviane Barbosa, Vivian Miranda, Carmem Portinho, Adriana Dias, Camily dos Santos e Laura Drebes.
As estórias protagonizadas por estas mulheres, dando visibilidade e reconhecimento da importância da persistência e luta pelos seus espaços, que servem de inspiração para tantas outras para que continuem enfrentando os desafios por uma sociedade sem a diferença de gênero. Onde essas meninas, mulheres se enxerguem como futuras cientistas e estejam presentes em todos os espaços, na ciência, na política e onde mais elas quiserem.
Organizada pelo Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) da Universidade, sob coordenação da professora do Departamento de Ciências Biológicas, Viviana Corte. O acervo será composto de 18 quadros feitos por estudantes de diversos cursos da Universidade, que colaboraram na escolha das cientistas e os produziram utilizando técnicas variadas de arte. Ao lado de cada obra, um pequeno texto com informações básicas sobre a homenageada ficará disponível juntamente com um QR Code, que irá direcionar os interessados para uma página com mais informações sobre a respectiva pesquisadora.
Ainda ocorrerão durante o período de exposição diversas oficinas, para saber mais informações basta acompanhar o Instagram @labenbio.
O video com a abertura da exposição está disponível no link https://youtu.be/qw0BhJ3a3y0
A mostra está em exposição no Hall de entrada da Biblioteca Central, e ficar em exibição de 08/03/2023 a 30/04/2023. Entrada gratuita.