Exposição Memórias Impressas: Recortes da Gravura na Ufes
A exposição Memórias Impressas: Recortes da Gravura na Ufes tem como enfoque a gravura e suas possibilidades, com produções de xilogravuras de estudantes das décadas de 1980 e 1990, do acervo do Centro de Artes/Ufes e atualmente sob os cuidados do Núcleo de Conservação e Restauração, além de produções de estudantes atuais e os materiais necessários para a sua criação.
Estão expostas, em especial, xilogravuras de cunho figurativo e abstrato. Alguns dos trabalhos foram reunidos junto de suas matrizes - peças de madeira necessárias para a criação das imagens - e os materiais necessários para o entalhamento da madeira, assim como para a aplicação de tinta, tais como goivas, rolos para o entintar e ferramentas utilizadas para a impressão do suporte na madeira.
O intuito deste projeto colaborativo – resultante da disciplina optativa Tópicos Especiais: Artes Visuais e Mediação Cultural (2022/1), ministrada pelo Professor do Departamento de Artes Visuais da UFES, Erick Orloski, foi também o de colocar em prática ações educativas, com grupos de crianças Centro de Educação Infantil CRIARTE, a fim de possibilitar para elas vivências e aprendizados a partir de técnicas de impressão.
A exposição está instalada no hall interno do andar térreo da Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, a entrada é gratuita e permitirá aos visitantes a possibilidade de conhecer uma pequena parte da produção de Artes Visuais que vêm ocorrendo no Centro de Artes da nossa Universidade.
Período: 02 a 27 de agosto de 2022.
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Mais informações: erick.orloski [at] ufes.br