Exposição Nova Pasta

A Biblioteca Central da Ufes recebe, a partir de 17 de julho de 2025, a exposição Nova Pasta. A mostra reúne 12 pinturas inéditas que estabelecem um diálogo com o fazer artístico manual e tradicional em um momento marcado pelo avanço tecnológico, sobretudo com o surgimento e a crescente utilização das inteligências artificiais generativas de imagem.
Discutir, por meio da arte, os impactos da era digital dentro de um espaço essencialmente analógico — a Biblioteca Central — é a proposta da exposição dos artistas Maria Clara Rampinelli e João Gabriel Meneguelli da Ros.
“As obras, além de conversarem entre si por meio da temática, promovem uma interlocução com o público, composto por pessoas que frequentam um espaço de busca analógica por informações impressas na celulose das milhares de páginas ali presentes. Isso, em um momento em que o conhecimento humano se torna, cada vez mais e com maior velocidade, apenas dados digitais”, explica Maria Clara.
O objetivo, segundo João Gabriel, é que “a exposição provoque um desvio do pensamento comum sobre o que fazemos e como habitamos este mundo digital e/ou físico. Que tipos de mudanças são provocadas em nós e em nosso entorno à medida que caminhamos rumo à tecnologia? O que aconteceu com a informação e o conhecimento na universidade após passarmos por uma pandemia que nos levou a trocas remotas de saberes antes compartilhados em sala de aula? Qual eco produz o espaço da biblioteca à medida que se esvazia? E a biblioteca aqui serve como metáfora para nós mesmos, nossas habitações e relações”.
“Nossa intenção é, por meio da linguagem das artes visuais e plásticas, provocar indagações que gerem movimento, conversa, discussão e reflexão nos observadores, promovendo consciência sobre as vivências e transformações do nosso tempo”, conclui Maria Clara.
Sobre os artistas
Maria Clara Marins Rampinelli nasceu em Vitória (ES). Ilustradora, designer, artista e professora de desenho, sempre dialogou com diversas formas de arte – pintura, desenho em papel, telas, murais, roupas, objetos, entre outros. É formada em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestranda em Artes na mesma instituição, onde pesquisa o universo do livro ilustrado e sua relação com o leitor infantil em tempos de avanços tecnológicos.
João Gabriel Meneguelli da Ros, também natural de Vitória (ES), é autodidata em pintura e desenho – atividades que iniciou como hobbies enquanto cursava Psicologia, e que hoje ocupam grande parte de suas pesquisas. Foi um dos artistas contemplados na CowParade Vitória e Vila Velha. Em seus trabalhos, gosta de explorar os limites do eu, das crenças, da percepção do mundo e das relações humanas. Atualmente, cursa Design.
A exposição é gratuita e estará disponível para visitação de 17 de julho a 29 de agosto de 2025, de segunda a sexta-feira, no andar térreo da Biblioteca Central da Ufes.