Exposição Percursos Orgânicos

Exposição Percursos Orgânicos

A Biblioteca Central recebe a exposição Percursos Orgânicos a partir do dia 29 de novembro de 2022, uma mostra proposta pelas professoras Ágatha Santos e Gilca Flores.

Percurso orgânicos, fecundos, diversos, que expressam muitas vivências. Assim é a exposição que trazemos à Biblioteca Central da Ufes, cujos trabalhos anunciam a brotação, de ideias, desejos, histórias, sensibilidades, nas expressões artísticas de 28 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Florentino Avidos (EEEFM Florentino Avidos), situada em Vila Velha. Os trabalhos são resultado da proposta desenvolvida pela arte educadora Ágatha Santos junto a seus alunos na disciplina META - Materiais e Técnicas Artísticas, disciplina homônima a que cursou durante sua formação em Artes Plásticas.

Na Ufes, a criação da disciplina META data da década de 1980 e foi proposta pelos professores Attílio Colnago e Joyce Brandão (já aposentados). A partir da inclusão da nova disciplina no currículo dos cursos de Artes Plásticas (bacharelado) e Artes Visuais (licenciatura), os professores realizaram pesquisas e diversos testes, que resultaram em um conjunto de formulações para tintas, cuja sistematização resultou na publicação do livro Tintas – materiais de arte (2003, Edufes). A disciplina propõe aos graduandos em Artes o estudo e aplicação de diferentes formulações de tintas, além de fomentar a pesquisa, o trabalho autônomo e experimental. A disciplina é atualmente ofertada pelos professores do Departamento de Artes Visuais: Gilca Flores, Carlos Borges e Fabíola Menezes.

Neste ano de 2022, a professora Ágatha Santos lança a proposta de desenvolver com os estudantes a disciplina META no Ensino Médio, na qual eles aprenderiam a fazer tintas, a partir de materiais orgânicos e inorgânicos, e seriam os responsáveis por todo o processo artístico, desde o preparo das tintas, até o produto final: a obra. O projeto teve adesão de um grande público, formando uma turma de 40 alunos e uma lista de espera, o que tornou possível e necessário a oferta da disciplina no segundo trimestre de 2022, com uma peculiaridade: a escolha por materiais orgânicos. Ao final da disciplina, obteve-se um portfólio com vários trabalhos e textos dos próprios estudantes sobre a experiência.

O conjunto de obras e os relatos escritos pelos estudantes, reafirmam a importância do ensino da Arte e do papel da Arte como canal de expressão de subjetividades; experiência coletiva e, ao mesmo tempo, de individuação. A exposição aproxima o curso de formação de professores de Arte, com as experiências didáticas de seus egressos e propõe diálogos entre os estudantes da EEEFM Florentino Avidos e a Universidade, tornando presente neste espaço a comunidade que a justifica. Os trabalhos aqui expostos desenham a circularidade orgânica e natural ao percurso do conhecimento, do ensino-aprendizagem, no qual o que se sabe é ofertado, recebido, degustado, modificado, ampliado e outra vez ofertado, dando reinício a novos e intermináveis ciclos de trocas, de fortalecimento e atualização de nossa cultura.

A mostra está em exposição no 1º andar da Biblioteca Central e é aberta ao público.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910