Exposição Poemas Concretos e Concretudes Poéticas

A Biblioteca Central da UFES recebe a exposição “Poemas Concretos e Concretudes Poéticas”, a mostra será inaugurada no dia 02/06/2023, às 16h, no primeiro andar do prédio.
A exposição proposta por Antonio Rocha Neto tem por objetivo Propiciar aos visitantes um contato com poemas concretos, modalidade de poema pouco difundida, até porque possui a limitação de só poder ser plenamente compreendida se visualizada.
Há até casos de poemas que não podem ser lidos, só fazendo sentido quando observados. Já a outra parte da exposição, “concretudes poéticas”, combina poemas com imagens pertinentes às suas mensagens, o que propicia uma relação lúdica com a obra, por parte do público, e a possibilidade de conhecer a produção poética que surgiram de meu contato com a dura realidade e a resiliência do povo moçambicano.
Antonio Rocha Neto é servidor da Universidade Federal do Espírito Santo, atua como é Diretor da Divisão de Iniciação Científica da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES. Natural de Coronel Fabriciano-MG, mudou-se para o ES aos 11 anos. É graduado em Economia e em Filosofia pela Ufes, com mestrado em Filosofia pela UFRJ. Membro da Academia de Letras de Vila Velha, publicou um livro de crônicas "Pequeno discurso sobre a feiura" e os infantojuvenis "Planeta Saudade" e "Uma Lenda Nota 10".
Ainda não publicou um livro de poemas, mas seu embrião está aqui, na exposição "Poemas Concretos e Concretudes Poéticas", em que parte dos poemas conta com a parceira da artista plástica capixaba Livia Campos que, com sua sensibilidade, ilustra, com seu belo estilo, parte dos poemas.
Uma parte da exposição é composta pelos "Poemas Africanos", escritos durante visitas feitas pelo escritor a Moçambique, como voluntário em caravanas da ONG Fraternidade Sem Fronteiras. Outras obras do Antonio e da Livia você pode encontrar em @arochanet e @voa.estudio, no Instagram.
A Mostra ficará instalada na área expositiva do 1º andar da Biblioteca Central no período de 02/06/2023 à 30/06/2023
A visitação é gratuita.