Exposição "Quem disse que sou velha demais?"

A exposição “Quem disse que sou velha demais?” está instalada na Biblioteca Central da Ufes, a partir de 21/10/2024 e apresenta um discurso que vai além da estética, desafiando os estereótipos impostos pela sociedade às pessoas idosas. O ensaio busca demonstrar que as mulheres idosas não são velhas demais, mas sim belas, poderosas e sensuais, desconstruindo os padrões pré-concebidos sobre o envelhecimento.

Expressa a pluralidade, diversidade e graciosidade dos sujeitos que experimentam o envelhecimento como um privilégio de estar vivo. As mulheres idosas são repletas de energia e voz, manifestando seu empoderamento e sensibilidade para o resgate da autoestima e o reconhecimento de seus direitos.

A beleza é relativa aos olhos de quem vê, pois o corpo carrega experiências subjetivas e sociais que deixam marcas naturais ao longo do tempo. Por que não admirá-las? As marcas do envelhecimento fazem parte do ciclo da vida e possuem tanta graça quanto qualquer outra época. Assim, o registro fotográfico se apresenta como uma ferramenta de ruptura dos padrões de beleza impostos aos corpos.
 

A mostra traz diversos registros fotográficos que retrata a alegria de viver das pessoas que venceram o tempo e ainda estão em plena atividade. Uma proposta da Equipe Café com Prosa da Universidade Aberta à Pessoa Idosa e Lorrana Melo, traz ao espaço de convivência da Biblioteca Central esse momento de reflexão, como se encara a longevidade com prazer em viver.

 

A exposição está instalada no hall do andar térreo e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 07h às 21h, de forma gratuita.

Período de 21 de outubro até 20 de dezembro de 2024.

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910