Exposição Vitória Panoramada

“A exposição é resultado de um trabalho com a proposta de mostrar a cidade de Vitória por meio da fotografia, e ao revelar a sua paisagem, ajudar na formação e na consolidação da sua identidade". Assim o fotógrafo e professor aposentado da Ufes David Protti define a sua exposição de fotografias "Vitória Panoramada", aberta ao público no espaço expositivo do hall de entrada no andar térreo da Biblioteca Central da Ufes, no campus de Goiabeiras. São 24 fotografias em formato panorâmico que mostram paisagens da cidade captadas recentemente.

O trabalho de David Protti é uma pesquisa de percepção visual que percorre diferentes cenários da capital capixaba. O autor capta, mesmo em lugares inóspitos, imagens raras e desconhecidas de Vitória e arredores. Por ângulos inéditos, Protti revela a baía, as enseadas, as praias, a Mata Atlântica, os morros, os mangues e diferentes elementos que constituem o patrimônio natural da cidade. O fotógrafo também expõe as pontes, os casarios históricos, as praças, as avenidas, os monumentos, os portos e tudo mais que a arquitetura criou e a engenharia construiu. “São paisagens para serem apreciadas pela beleza, e também para serem pensadas como referenciais importantes na construção da identidade local e da memória coletiva com variadas rubricas”, explica Protti.

"A cidade é um organismo vivo e em constante transformação, e as ações conservacionistas são essenciais para a preservação dos elementos naturais e históricos do meio ambiente", assinala o fotógrafo. Segundo ele, as crises pelas quais passam as cidades em todo planeta, afetam o contato das pessoas com o meio ambiente e provocam ruídos nas relações entre as pessoas e com elas mesmas. “A exposição pode servir para despertar a afetividade e aguçar a percepção das pessoas para os valores que estão ligados à qualidade de vida, e também para auxiliar na reflexão crítica sobre a história já percorrida da cidade e dos novos rumos a seguir", define.

A exposição apresenta fotografias atuais e outras mais antigas que, captadas do mesmo ângulo e sobrepostas, revela todas as surpreendentes transformações urbanas no decorrer do tempo. Segundo o fotógrafo, o título Vitória Panoramada se refere ao formato fotográfico utilizado na exposição, que tem o retângulo mais alongado que o convencional, e tem também um sentido emocional simbólico: “É uma declaração de amor à cidade de Vitória por seus espaços e encantos”, resume David Protti.

A exposição “Vitória Panoramada” tem apoio cultural da Lei Rubem Braga e patrocínio da Vale e da Ufes.  

A exposição permanece de 10 de junho até 2 de agosto de 2019, e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas; e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Texto: Luiz Vital

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910