Armário guarda-volume
A Biblioteca Central disponibiliza armários autônomos inteligentes para guarda de objetos e pertences dos usuários que fazem utilização dos espaços da Biblioteca.
De acordo com as normas de utilização da Biblioteca, não é permitido a entrada de pessoas portando bolsas, mochilas, sacolas, etc ou qualquer outro material que possa armazenar objetos.
Para estes, são disponibilizados 772 armários guarda-volumes com dimensões de 50 cm de profundidade, 38 cm de largura e 40 cm de altura, a comportam bolsas, mochilas, capacetes, dentre outros objetos.
Os armários autônomos inteligentes possuem um sistema moderno de abertura, a qual utilizam o método de biometria para abertura e fechamento das portas. Há ainda a possibilidade de utilização de senha, a qual é cadastrada pela própria pessoa no momento do uso do equipamento.
O sistema é composto por blocos de armários com até 30 unidades que são controlados por um painel de controle onde são inseridos a biometria ou senha. Há ainda equipamentos que foram adaptados para atender as pessoas cadeirantes e de baixa estatura, onde o painel fica em altura compatível com o alcance dessas pessoas.
Estes equipamentos também estão instalados nas bibliotecas dos campi de Alegre, Maruípe e São Mateus.
Para garantir a conservação e durabilidade é importante observar algumas das regras de utilização dos armários:
- Ler as instruções de abertura e fechado das portas;
- Fazer a anotação do número do armário a qual está utilizando;
- Não deixar líquidos e outros materiais que possam danificar o equipamento;
- Verificar se a porta está fechada corretamente;
- Deixar os objetos nos armários e não permanecer na biblioteca;
- Em casos de problemas com biometria, usar preferencialmente abertura dos armários pelo módulo de senha.
Para maiores informações está disponível o regulamento de uso dos armários guarda-volume da Biblioteca.