Exposição Arte em Braile

#ParaTodosLerem FOLDER COM CONVITE PARA EXPOSIÇÃO, COM FUNDO CINZA CLARO E LETRAS PRETAS. NA PARTE SUPERIOR, HÁ UMA IMAGEM DE UM BUSTO DE UMA PESSOA DE PERFIL, TRAÇOS COLORIDOS NAS CORES AZUL E ROSA. AS CARACTERÍSTICAS DA PESSOA USA CABELOS CURTOS E BRINCO DE ARGOLA NA ORELHA ESQUERDA. O ROSTO E O CABELO ESTÃO CONTORNADOS COM LINHAS AZUIS. A BLUSA É COMPOSTA POR LINHAS ENTRELAÇADAS NA COR ROSA, FORMANDO PADRÕES GEOMÉTRICOS. SOBRE A IMAGEM, UMA MÃO HUMANA TOCA A PATE INFERIOR DA OBRA, ONDE HÁ UMA FAIXA COM T

Biblioteca Central da UFES recebe a exposição “Arte em Braile”

A Biblioteca Central da UFES recebe de 23 de abril e 30 de junho de 2025, a exposição Arte em Braile, que propõe uma abordagem inovadora na apreciação artística voltada para pessoas com deficiência visual.

Proposta pelo artista Dejair Paulo, o projeto busca transformar a cultura em um espaço verdadeiramente inclusivo, no qual a arte é experienciada por meio do toque e da percepção sensorial. Cada obra da exposição foi especialmente desenvolvida para proporcionar uma vivência tátil significativa, acompanhada de descrições em braile que exploram texturas e transmitem o significado poético das composições.

Dejair Paulo é formado em Artes Plásticas pela UFES e atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo na UNISales e Música na UFES. Sua produção artística abrange diversas linguagens, como desenho, pintura, escultura, arte digital, fotografia, vídeo, colagem, ilustração e animação. Suas obras já foram apresentadas em importantes espaços culturais, como a Funarte (São Paulo), a Casa Porto das Artes Plásticas, o Mucane (Museu Capixaba do Negro), o Museu do Pescador, o Palácio da Cultura Sônia Cabral, entre outros.

O artista também se destaca por sua atuação em ações afirmativas junto à população preta, comunidades de terreiro, povos originários, identidades diaspóricas, pessoas com deficiência (PcD) e a comunidade LGBTQIAPN+.

A exposição Arte em Braile nasceu da percepção da desigualdade no acesso à fruição artística entre pessoas cegas e pessoas videntes. Ao propor uma mostra totalmente adaptada ao público com deficiência visual, o projeto busca democratizar o acesso à arte e oferecer uma experiência completa, sensível e enriquecedora para todos.

Visitação:

📍 Local: Biblioteca Central da UFES – 2º andar, próximo ao Laboratório de Acessibilidade (Campus Goiabeiras)

📅 Período: de 23 de abril a 30 de junho de 2025

🕒 Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

🎟 Entrada gratuita e aberta a toda a comunidade

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910