Procedimentos para depósito

Artigos científicos, papers, patentes, livros e ou capítulos de livros, manuais

É necessário que os autores (um termo para cada um) preencham e entreguem o Termo de Autorização (Anexo A).  O arquivo em formato digital deverá ser enviado por e-mail ou ser indicado o link de acesso.

Conforme o disposto na Portaria nº 360, de 18 de maio de 2022, do Ministério da Educação: 

Art. 2º Fica vedada a produção de novos documentos integrantes do acervo acadêmico em suporte físico a partir de 1º de agosto de 2022.

Desta forma somente serão recebidos os documentos em formato digital, de acordo com as instruções da portaria supra.

Dissertações e Teses

Para inclusão de teses e dissertações no Repositório Institucional você precisa: preencher, assinar e digitalizar o Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas (Anexo B) e enviar para os e-mail: riufes [at] ufes.br, juntamente com o arquivo digital da versão final em formato PDF/A, incluindo a ficha catalográfica e a folha de aprovação (pode ser a folha da ata) assinada pelos membros da banca (pode ser a folha digitalizada ou a folha com assinatura digital) .

Abaixo, informações sobre o preenchimento e envio do arquivo final:

1. O termo de autorização preenchido, assinado e digitalizado pode ser enviado para: riufes [at] ufes.br

2. Vínculo empregatício - informar o nome da instituição em que trabalha (p. ex.: Prefeitura Municipal de Vitória).

3. ORCID

O preenchimento do ORCID do autor e do orientador não são obrigatórios, mas recomendamos o uso. O ORCID é um identificador numérico persistente gratuito para identificação de pesquisadores que funciona como um CPF para identificação dos autores. Seu uso possibilita relacionar o pesquisador e suas publicações, além de evitar confusões entre nomes homônimos e variações de nomes (uso de pseudônimos, alteração de nome legalmente, etc.). Link para acesso: https://orcid.org/   

4. Área do conhecimento (conforme tabela do Cnpq) - https://lattes.cnpq.br/web/dgp/arvore-do-conhecimento

5. Agência de financiamento - preenchimento obrigatório para quem recebeu bolsa de estudo. É necessário informar o nome da agência que concedeu a bolsa de estudo, tais como: CAPES, FAPES, CNPq, etc.

6. Tipo de acesso

São 3 opções:

a) Livre - não existem restrições quanto ao acesso, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo consegue consultar e fazer o download do documento;

b) restrito - o acesso está condicionado à liberação do autor e/ou da instituição e deve ser solicitado via e-mail para a administração do repositório (riufes [at] ufes.br).

c) Embargo - não é permitido o acesso imediato ao conteúdo integral do documento durante o período de tempo solicitado (no máximo, 3 anos).

Lembrando que, os documentos com o tipo de acesso restrito e embargo podem ser mantidos pelo prazo máximo de 3 anos a partir da data de autorização da publicação, podendo ser prorrogado. Nesses casos, sempre o resumo e os metadados ficam disponibilizados.

Atenção!

Orientação para embargo e acesso restrito:
Os pedidos de autorização para embargos e sessão fechada de defesa de dissertações e teses, por necessidade de sigilo, proteção de inovação tecnológica passível de patente ou fins comerciais deverão ser encaminhados à Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) conforme as Portarias Normativas no 07/2021 e no 06/2021 da PRPPG. A documentação comprovativa deve ser encaminhada juntamente ao Termo de Autorização e ao arquivo da versão final do trabalho, antes de enviar para publicação no Repositório Institucional da Ufes.

7. Licença Creative Commons

O preenchimento da Licença Creative Commons (CC) é obrigatório. Caso tenha dúvidas, consulte a Declaração conjunta que o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e as instituições latino-americanas LATINDEX, REDALYC e CLACSO, lançaram em apoio ao uso da Licença CC BY-NC-SA para garantir a proteção da produção acadêmica e científica em acesso aberto, restringindo a apropriação dos resultados de pesquisa para fins comerciais. O link da recomendação segue ao lado: https://www.abcd.usp.br/noticias/declaracao-conjunta-latindex-redalyc-clacso-ibict-recomenda-uso-nao-comercial-da-producao-academica-e-cientifica/  e também o link com todas as licenças CC disponíveis Creative Commons Brasil 

8. No arquivo final da dissertação e/ou tese em PDF/A  é necessário incluir:

a) a ficha catalográfica - é disponibilizado no site da Biblioteca, o serviço de elaboração da ficha on-line pelo aluno, o link segue ao lado: http://biblioteca.ufes.br/ficha-catalografica-cip

    - Qualquer dúvida no preenchimento do formulário, entrar em contato via e-mail: fichacatalografica.biblioteca [at] ufes.br  

b) a folha de aprovação e/ou folha da ata assinada pelos membros da banca, pode ser a folha digitalizada ou a folha com assinatura digital.

 

Mais informações:

Setor de Repositório Institucional

Adeildo Tosta

Morgana Andrade

Patricia Barros

E-mail:  riufes [at] ufes.br

 

 

Informação atualizada em: 23.11.23

 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910