A Biblioteca Central da UFES, no campus de Goiabeiras, recebe, de 07 de julho a 29 de agosto de 2025, a exposição “Zapateo de Negritos”, com curadoria de Jane Seviriano e Anibal Cotrina. A mostra apresenta 10 fotografias que registram expressões culturais afrodescendentes da costa centro-sul do Peru, com foco nos tradicionais grupos conhecidos como Atajos de Negritos.
A Biblioteca Central da Ufes recebe, a partir de 17 de julho de 2025, a exposição Nova Pasta. A mostra reúne 12 pinturas inéditas que estabelecem um diálogo com o fazer artístico manual e tradicional em um momento marcado pelo avanço tecnológico, sobretudo com o surgimento e a crescente utilização das inteligências artificiais generativas de imagem.
Discutir, por meio da arte, os impactos da era digital dentro de um espaço essencialmente analógico — a Biblioteca Central — é a proposta da exposição dos artistas Maria Clara Rampinelli e João Gabriel Meneguelli da Ros.
Biblioteca Central da UFES promove noite cultural com exposições, lançamentos e apresentações artísticas
Durante o mês de maio, a Biblioteca Central da UFES abriga três exposições simultâneas. Como parte dessa programação especial, na sexta-feira, 16 de maio, a partir das 18h, o hall de entrada será palco de uma noite cultural com uma série de ações artísticas, lançamentos e apresentações dos artistas Dejair Paulo e Karen Zanella.
A Biblioteca Central da UFES recebe a exposição “UNIVERSO SETENTA: Ensaios visuais da Universidade Federal do Espírito Santo aos 70 anos”. A mostra expositiva é composta por 70 imagens, capturadas pelo servidor Marcos de Alarcão e apresenta, ao público, um panorama visual inédito da universidade. Em todos os espaços onde ela está presente no ano de 2024 em que completou sete décadas de existência.
As imagens reúnem registros dos campus de Goiabeiras, Maruípe, Alegre, São Mateus e Jerônimo Monteiro.
A Biblioteca Central da UFES, no campus de Goiabeiras, recebe até o dia 30 de junho de 2025 a exposição Do cinza às flores, da artista De Gusmão, com curadoria de Gabriela Gusmão Tavares.
A mostra reúne documentos de saúde, como receitas e bulas, ressignificados por meio de intervenções artísticas que abordam temas como depressão, transformação pessoal e o impacto do tratamento medicamentoso. Elementos antes marcados pela frieza técnica ganham cor, poesia e força, revelando um processo de reelaboração subjetiva – das sombras às fl(c)ores.
Biblioteca Central da UFES recebe a exposição “Arte em Braile”
A Biblioteca Central da UFES recebe de 23 de abril e 30 de junho de 2025, a exposição Arte em Braile, que propõe uma abordagem inovadora na apreciação artística voltada para pessoas com deficiência visual.
A neurodivergência é uma condição em que o funcionamento cerebral difere significativamente do que é considerado típico ou neurotipicamente esperado. Para refletir sobre essa condição, o mês de abril é conhecido como Abril Azul , trazendo e debates sobre a neurodiversidade e a inclusão. Neste contexto, a Biblioteca Central da Ufes recebe, a partir de 11 de março , a exposição "Olhar Neurodivergente" , uma mostra que destaca o poder criativo das pessoas neurodivergentes e promove a conscientização sobre os desafios e as possibilidades desse grupo.
A direção da Biblioteca Central informa que o funcionamento do prédio será interrompido a partir do dia 16/12/2024, para realização de obras de manutenção na estrutura do reservatório da caixa d’água.
A Biblioteca Central da UFES recebe a exposição Afonso X e a Galícia proposta pelo Conselho de Cultura Galega com a colaboração da Junta da Galícia, do Repertorium, Laboratório de Estudos Medievais e LEIR-ES.
A mostra foi recebida pela Universidade Federal do Espírito Santo, com apoio das agências de fomento FAPES E CNPQ.